A FETESPAR – Federação do Terceiro Setor do Estado do Paraná, em parceria com UMAMP – União Municipal das Associações de Moradores de Paranaguá, e a Secretaria Nacional e Popular de Economia Solidária do Ministério do Trabalho do Governo Federal realizou nos dias 04 e 06 de abril, uma oficina sobre Economia Solidária nos municípios de Paranaguá e Curitiba, no Estado do Paraná.
O objetivo do projeto é fortalecer e qualificar os empreendimentos de Economia Solidária no estado, principalmente aqueles compostos por mulheres que buscam conciliar suas atividades domésticas com o trabalho e a geração de renda.
Através de bases de assessoramento, diagnósticos socioeconômicos, seminários e intercâmbios, busca-se promover a participação social e melhorar o ciclo de impacto dos empreendimentos solidários atendidos. O projeto visa o fortalecimento e a organização de Redes e Cadeias Produtivas de Cooperação Solidária nas áreas de reciclagem, alimentação/agricultura familiar, artesanato/confecção e serviços, alinhados com o desenvolvimento territorial sustentável e a promoção de práticas para fomentar a economia solidária no Paraná.
O projeto oferece capacitações às pessoas participantes, principalmente grupos de mulheres e jovens, com o objetivo de fortalecer a comercialização e a integração das redes de Economia Solidária. A maioria dos empreendimentos são organizações, associações, cooperativas e grupos informais formados por trabalhadores que buscam uma nova oportunidade de inclusão e geração de renda. Esses empreendimentos atuam nos segmentos de reciclagem, alimentação, artesanato, confecção, empreendimentos comunitários e agricultura familiar, com foco na geração de trabalho, renda e cidadania.
O projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que abordam a superação da pobreza, a construção de alternativas de trabalho e renda decente, o desenvolvimento econômico, a superação de desigualdades de gênero e etnia, e a responsabilidade socioambiental.
O público-alvo do projeto são mulheres e jovens de municípios das regiões mais pobres de Curitiba e da Região Metropolitana, pessoas que vivem em comunidades em situação de vulnerabilidade social e econômica. Ao todo, pretende-se alcançar 180 beneficiários diretos, por meio de seminários, intercâmbios, feiras e oficinas. O projeto também irá garantir o assessoramento para a renda e inserção desses empreendimentos em feiras.
Para a implementação e acompanhamento do projeto, será constituído um Comitê Gestor com a participação de representantes dos beneficiários, entidades parceiras, órgãos públicos municipais e instâncias de articulação da Economia Solidária.
Em resumo, o projeto “Formar, Produzir e Comercializar: Coletivos da Economia Solidária Gerando Renda e Trabalho” busca fortalecer os empreendimentos econômicos solidários e aumentar a comercialização de seus produtos, visando a superação da crise econômica. Através de formações e investimentos, o projeto pretende melhorar as capacidades produtivas dos empreendimentos, promover o empreendedorismo local e estimular a criação de cadeias de cooperação solidárias. Além disso, o projeto busca promover a igualdade de gênero, o protagonismo das mulheres e o pleno exercício da cidadania.
As oficinas realizadas em abril reuniram mais de 80 pessoas, proporcionando conhecimento sobre economia solidária e suporte para a formalização dos empreendimentos. O projeto terá duração de 12 meses e conta com recursos de emenda parlamentar do senador Oriovisto Guimarães. e é realizado pela FETESPAR, Secretaria Nacional de Economia Solidária, Ministerio do Trabalho e Governo Federal