Plano de Trabalho da FETESPAR para o Fortalecimento do Terceiro Setor no Paraná
Hoje 31/01/2025, a Federação do Terceiro Setor do Estado do Paraná (FETESPAR) deu início à primeira etapa de execução do seu plano de trabalho com o seminário de gestão do terceiro setor realizado em Curitiba. O evento foi possível graças ao Termo de Fomento firmado entre a FETESPAR e a Fundação de Ação Social (FAS), com o valor de R$ 80 mil proveniente de emendas parlamentares destinadas pelos vereadores Rodrigo Reis, Bruno Pessuti, sabino Picolo, e Marcio Barros. O objetivo do financiamento é promover a capacitação de líderes representantes de organizações da sociedade civil (OSCs) e movimentos sociais sobre a política de assistência social.
Mais de 150 Lideranças representantes de organizações da sociedade civil, e representantes de projetos sociais, marcaram presença no seminário de gestão do terceiro setor, ralizado pela FETESPAR, em parceria com a FAS. Todas com o intuito de fortalecer suas organizações. Além disso, também estavam presentes representantes do governo do Estado do Paraná, como o secretário de estado do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF), Rogério Carboni, o Superintendente de Relações Institucionais do Governo do Estado, Renato Adur, o administrador da região Cajuru, Agostinho Creplive, o administrador da regional Portão, Rodrigo Reis, o assessor da vereadora Carlise, a diretora de parcerias da FAS – Adraina, A diretora de proteção social básica da FAS, Cintia Aumann. A presença dessas autoridades demonstra o compromisso do Estado do Paraná, e do Município de Curitiba com o desenvolvimento Sustentável do terceiro setor.
A presidente da FETESPAR, Cirleide Silva, abriu o seminário dando as boas-vindas a todos os presentes e ressaltou a importância das lideranças e voluntários que fazem o trabalho que é função do poder público, mas muitas vezes não é possível ser realizado por eles. Ela enfatizou a necessidade do poder público apoiar, valorizar e desburocratizar as leis para que mais organizações tenham acesso aos recursos públicos e possam desenvolver seus projetos sociais. Cirleide ainda pediu aos representantes do governo presentes que olhassem para as demandas das OSCs e oferecessem seu apoio para sanar as dificuldades e cumprimento das leis como a lei 13.019/2024 e os seus próprios decretos estadual e Municipal que regulamenta a lei federal.
Rogério Carboni, secretário de estado do Desenvolvimento Social e Família, destacou o esforço de sua equipe para atender e beneficiar as OSCs. Ele mencionou que, somente no ano anterior, foi aberto um edital de 100 milhões para projetos com OSCs voltados para atender crianças e adolescentes, além das emendas parlamentares que ultrapassaram os 50 milhões. Renato Adur reforçou o compromisso do governador com as causas sociais e se colocou à disposição de todos para ajudar no que fosse necessário.
Rodrigo Reis, um dos vereadores responsáveis pelas emendas parlamentares destinadas à FETESPAR, expressou sua felicidade em contribuir com esse importante momento e ressaltou que o prefeito Eduardo Pimentel determinou que todas as demandas nas comunidades tenham a participação das lideranças comunitárias. Agostinho Creplive, administrador da região Cajuru, corroborou as palavras de Rodrigo Reis, destacando o compromisso do prefeito em apoiar as lideranças.
A diretora de proteção social básica da FAS, Cintia Aumann, que foi a palestrante principal. Nesse momento, ela representou o presidente da FAS, Renan de Oliveira, e destacou o desafio da pasta e a satisfação de ter Renan como presidente, pois ele tem se mostrado comprometido em ouvir os servidores da FAS, e principalmente em ouvir as lideranças comunitárias e fortalecer as parcerias e a aproximação com o terceiro setor, visando atender às demandas para o fortalecimento das políticas públicas e o controle social na assistência social. Ela também destacou a importância da Diretora de parcerias da FAS – presente neste evento, a sra Adriana.
O tema da palestra de Cintia foi “Conhecendo a Política da Assistência Social” e foi esclarecedor para as lideranças presentes, especialmente para as organizações da sociedade civil que buscam a certificação no Conselho da Assistência Social.
Durante o seminário, foi apresentado o cronograma da capacitação ofertado pela FETESPAR, abordando temas como: obrigações fiscais e legais, conhecimento da rede de serviços públicos e privados, gestão e legislação, políticas de assistência social, certificação das OSCs. As formação e capacitação de lideranças, fazem parte do cronograma de 6 meses de capacitação proposto pela FETESPAR no TF 7019/2024 assinado com a FAS.
Além disso, também estão previstos momentos de intercâmbio com coletivos da sociedade civil e ações relacionadas à comunicação e marketing, como a criação de sites e a utilização das redes sociais para fortalecer as OSCs. No final do projeto, está previsto um seminário de articulação com todas as OSCs, beneficiários e capacitados, onde serão apresentados os resultados alcançados e discutidas formas de fortalecer a gestão e a sustentabilidade dessas organizações.
Todas as capacitações e atividades acontecerão na sede da FETESPAR, localizada na Av. Iguaçu, 186, Rebouças, em Curitiba/PR. O seminário teve início às 13:00 horas, com credenciamento e palestras até as 18:00 horas, seguidas por debates, falas das lideranças e troca de informações. No meio da tarde, foi servido um lanche para os participantes. A partir de agora, as capacitações serão realizadas mensalmente na sede da FETESPAR.
O projeto “Conectando e Capacitando as Organizações da Sociedade Civil de Curitiba” é uma iniciativa fundamental para fortalecer o terceiro setor no Paraná. A capacitação e o apoio às OSCs e movimentos sociais são essenciais para que eles possam atuar de forma eficiente e desenvolver projetos coerentes com a política de assistência social. A FETESPAR, juntamente com o apoio do governo do Estado do Paraná, que cedeu o imóvel onde é a sede da instituição, os vereadores que destinaram a emenda, está desempenhando um papel fundamental nesse processo, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.